Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vigilância do desenvolvimento infantil: implementação pelo enfermeiro da Estratégia Saúde da Família / Child developmental monitoring: implementation through the family health strategy nurse / Vigilancia del desarrollo infantil: implementación por enfermera de la estrategia de salud familiar

Pereira Neto, Gregório Gondim; Nunes, Waleska de Brito; Andrade, Luciana Dantas Farias de; Reichert, Altamira Pereira da Silva; Santos, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito Santos; Vieira, Daniele de Souza.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 12: 1309-1315, jan.-dez. 2020.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1128990

Objetivo:

Analisar como ocorre a implementação da vigilância do desenvolvimento infantil no processo de cuidado de enfermeiros da Estratégia Saúde da Família.

Método:

Pesquisa de abordagem qualitativa, realizada com 11 enfermeiros atuantes na Estratégia Saúde da Família de dois municípios do Curimataú Paraibano. Os dados foram coletados de novembro a dezembro de 2018, por entrevista semiestruturada e tratados conforme análise temática.

Resultados:

Foi evidenciado o tema "Vigilância do Desenvolvimento Infantil e a implementação pelo enfermeiro na Estratégia Saúde da Família" abordando quais instrumentos utilizados e registros realizados para a vigilância do desenvolvimento; aspectos considerados na avaliação da criança e promoção do desenvolvimento infantil.

Conclusão:

Percebe-se a necessidade de instituições de ensino superior na área de saúde e gestores enxergarem a problemática e investirem na formação e qualificação profissional, no intuito de empoderar os enfermeiros para a vigilância do desenvolvimento infantil na atenção primária, de forma sistemática e integral
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1