Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A potencialidade da educação permanente em saúde na gestão da atenção básica em saúde / The potential of permanent health education in the management of primary health care

Silva, Andresa Lira.
Serra Talhada; s.n; 2020. 29 p.
Tese em Português | SES-PE, LILACS, CONASS, Coleciona SUS | ID: biblio-1129461

Objetivo:

Analisar o papel da educação permanente em saúde enquanto estratégia de gestão no espaço colegiado da atenção básica no âmbito regional.

Métodos:

Estudo descritivo com abordagem qualitativa, apoiado nos conceitos de Educação Permanente em Saúde e na Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, seguida por identificação das categorias a serem discutidas através da análise de conteúdo.

Resultados:

A partir da análise, as seguintes categorias de análise forem definidas Concepções sobre Educação Permanente em Saúde; Ações de Educação Permanente em Saúde realizadas; Processo de trabalho e Educação Permanente e Dificuldades e Potencialidades da Educação Permanente em Saúde. Uma imprecisão entre conceitos de educação permanente e educação continuada permeia os resultados encontrados, a inserção do profissional em capacitações e atualizações distantes do cotidiano do serviço são colocadas como a oferta de educação permanente pela gestão, além de uma centralização na determinação de temas a serem trabalhados na atenção básica.

Conclusão:

A forma como os gestores entendem a educação permanente tem forte influência na condução desta no município, havendo ainda pouca atuação concreta sob a orientação dessa metodologia. O processo de implementação da Política de Educação Permanente em Saúde nos municípios auxiliaria na resolução de entraves encontrados pela gestão da atenção básica, favorecendo a qualificação adequada dos profissionais de saúde e do serviço.(AU)
Biblioteca responsável: BR1903.1
Localização: BR1903.1; 37:614 (813.4), S586p