Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Relação de causalidade entre a febre da zika e microcefalia no Brasil: revisão integrativa / Causal relationship between zika fever and microcephaly in Brazil: integrative review / Relación de causalidad entre la fiebre del zika y la microcefalia en Brasil: revisión integrativa

Mercês, André Emanuel Dantas; Cajuhi, Ângela de Souza; Santos, Lorena Conceição Souza dos Santos; Silva, Rudval Souza da; Suto, Cleuma Sueli Santos; Oliveira, Jones Sidnei Barbosa de.
Rev. baiana saúde pública ; 42(3): 546-556, 01/09/2018.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1130083
O Zika vírus é um arbovírus transmitido pela picada dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus infectados e apresentam como principais manifestações clínicas febre aguda, exantema, prurido e conjuntivite. Em 2015 causou uma epidemia no Brasil, desencadeando casos de microcefalia em bebês cujas gestantes tiveram a febre da Zika. O Nordeste notificou o maior número de casos. Objetivou-se identificar, a partir de uma revisão integrativa, a relação entre a febre da Zika e a microcefalia. Trata-se de revisão integrativa, realizada a partir de buscas desenvolvidas nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e da Scientific Electronic Library Online (SciELO) com publicações dos anos de 2015 e 2016, idiomas português e inglês. Foram encontradas 191 publicações, as quais passaram por um processo de leitura e análise quanto ao atendimento do objetivo e aplicação dos critérios de inclusão. Restaram oito publicações que integraram o corpus desta revisão. Os resultados apontam para uma relação de causa e efeito entre o contato das gestantes com o Zika vírus e o desenvolvimento de microcefalia em seus bebês. Necessita-se de maiores evidências que demonstrem os reais fatores envolvidos nesse processo, como os genéticos, ambientais e até mesmo interferência de outras infecções.
Biblioteca responsável: BR15.1