Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Construção e validação de uma tecnologia educacional para prevenção da sífilis congênita / Elaboración y validación de una tecnología educativa para prevención de sífilis congénita / Construction and validation of an educational technology for the prevention of congenital syphilis

Costa, Camila Chaves da; Gomes, Linicarla Fabíole de Souza; Teles, Liana Mara Rocha; Mendes, Igor Cordeiro; Oriá, Mônica Oliveira Batista; Damascen, Ana Kelve de Castro.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 33: eAPE20190028, 2020. tab, graf
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1130565
Resumo

Objetivo:

Construir e validar a cartilha educativa intitulada "Como prevenir a transmissão da sífilis de mãe para filho? Vamos aprender!".

Métodos:

Pesquisa metodológica, associada a um estudo quase experimental, conduzida de acordo com as seguintes fases elaboração da cartilha educativa; validação de aparência e conteúdo com 22 juízes e 11 mulheres com diagnóstico de sífilis na gestação; e a avaliação dos efeitos no Conhecimento, Atitude e Prática de 41 gestantes antes e após a leitura da cartilha educativa durante.

Resultados:

Validou-se a cartilha quanto à aparência e conteúdo, com o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) Global de 0,96, Alfa de Cronbach total de 0,955 e validação dos juízes pelo Suitability Assessment of Materials considerada "superior". Quanto à validação pelo público-alvo, obteve 100% de concordância e um IVC global de 1,00. O Flesch Legibility Test considerou a leitura Muito Fácil ou Fácil. Verificou-se um aumento da porcentagem de mulheres classificadas com um conhecimento, atitude e prática adequados após a leitura da cartilha. Essa mudança na prática foi estatisticamente significativa (p=0,002), demonstrando que a leitura da cartilha educativa se mostrou efetiva para promover mudanças comportamentais.

Conclusão:

O material construído é confiável e validado por especialistas e pelo público-alvo, como também eficaz para promover a melhoria do CAP das gestantes visando à prevenção da transmissão vertical da sífilis.
Biblioteca responsável: BR1.2