Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Relationship of force platform with the clinical balance evaluation systems test in older adults / Relação da plataforma de força com o teste clínico de avaliação de equilíbrio (bestest) em idosos

ERNANDES, RITA DE CÁSSIA; BRECH, GUILHERME CARLOS; Institute of Orthopedics and TraumatologyLUNA, NATÁLIA MARIANA SILVA; NUNES, MICHELE FIGUEIRA; Institute of Orthopedics and TraumatologyGREVE, JULIA MARIA DANDRÉA; Institute of Orthopedics and TraumatologyLEME, LUIZ EUGÊNIO GARCEZ; ALONSO, ANGÉLICA CASTILHO.
Acta ortop. bras ; 28(3): 111-113, May-June 2020. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1130747
RESUMO O processo de envelhecimento pode alterar a organização do controle postural causando instabilidade. Na literatura há vários equipamentos e testes, envolvendo protocolos e metodologias diversas, com a finalidade de mensurar o equilíbrio corporal.

Objetivo:

Avaliar o equilíbrio postural e analisar a correlação entre os dados da plataforma de equilíbrio e do teste clínico (BESTest) em idosos.

Métodos:

Foram avaliados 60 idosos de ambos os sexos, com idade de 60 a 79 anos. Para avaliação do equilíbrio postural foi utilizada a plataforma de força (NeuroCom Balance) e o BESTest.

Resultados:

Correlações negativas foram encontradas quando comparados os domínios do teste clínico (BESTest) com parâmetros estabiliométricos nas variáveis tempo, velocidade e impacto dos testes Step/Quick turn. As maiores correlações foram no score total (tempo gasto para realizar a tarefa LE − 0,41, e na velocidade do equilíbrio LE − 0,33/LD − 0,43), assim como no limite de estabilidade (tempo gasto para realizar a tarefa LE − 0,34/LD − 0,37, e a velocidade do equilíbrio LE − 0,37/LD − 0,43).

Conclusão:

Há poucas e fracas correlações entre o teste clínico e as variáveis do teste Step/Quick turn da plataforma de força, mostrando que cada teste mede parâmetros diferentes. Nível de Evidência II, Estudos diagnósticos - investigação de exames para diagnóstico.
Biblioteca responsável: BR1.1