Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Potencialidades e limitações da atuação do enfermeiro no Centro Parto Normal / Potencialidades y limitaciones del desempeño de las enfermeras en el Centro Parto Normal / Potentialities and limitations of nurses performance in the Normal Birth Center

Ferreira Júnior, Antonio Rodrigues; Brandão, Luciana Camila dos Santos; Teixeira, Ana Carolina de Melo Farias; Cardoso, Alexandrina Maria Ramos.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 25(2): e20200080, 2021.
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1133830
RESUMO Objetivo Conhecer as potencialidades e limitações da atuação do enfermeiro no Centro de Parto Normal (CPN). Método abordagem qualitativa, do tipo exploratório e descritivo, realizado em 2018, com seis enfermeiras atuantes em CPN intra-hospitalar público na região metropolitana de Fortaleza, Ceará, Brasil. A coleta das informações ocorreu por meio de entrevista individual, com análise a partir dos pressupostos da sociologia das profissões, com foco nos temas conhecimento e autonomia; credencialismo; divisão do trabalho; mercado de trabalho e quadro de valores. Resultado A atuação do enfermeiro no CPN potencializa as boas práticas para o parto e nascimento, bem como amplia a importância e visibilidade deste profissional no cuidado materno-infantil. O cuidado clínico e a gestão emergem como foco da ação do enfermeiro no CPN. No entanto, mesmo com a indução do Estado para essa atuação, ainda há a necessidade de reconhecimento das competências e autonomia do enfermeiro no cuidado obstétrico por outros profissionais. Conclusão e implicações para a prática Há desafios que precisam ser superados como a ampliação da autonomia e do respeito ao credenciamento do enfermeiro para atuação no CPN e a harmonização entre a gestão do processo de trabalho e gestão do cuidado clínico por este profissional.
Biblioteca responsável: BR442.1