Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Construção e validação de tecnologia educacional para promoção do aleitamento materno no período neonatal / Construcción y validación de tecnología educativa para promover la lactancia materna en el período neonatal / Construction and validation of educational technology to promote breastfeeding in the neonatal period

Silva, Mariana Mesquita; Penha, Jardeliny Corrêa da; Barbosa, Izabel Cristina Falcão Juvenal; Carneiro, Cristianne Teixeira; Borges, José Wicto Pereira; Bezerra, Maria Augusta Rocha.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 25(2): e20200235, 2021. tab, graf
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1133835
Resumo Objetivo Este estudo teve como objetivos construir e validar um pacote de mensagens de texto e figuras para promoção do aleitamento materno no período neonatal. Métodos tratou-se de um estudo metodológico, realizado em quatro etapas: revisão integrativa da literatura, construção de pacote de mensagens e figuras, análise de legibilidade e validação de conteúdo e aparência. Para validação, participaram 11 juízes com expertise em aleitamento materno. O critério para validação foi concordância superior a 80%, analisada por meio dos índices de validação de conteúdo e aparência. Resultados a versão final do pacote de mensagens e figuras apresentou índice de validade de conteúdo de 0,86, índice de validade de aparência de 0,85 e validade convergente com correlação de 0,73 entre o conteúdo e a aparência (p<0,01). Conclusões e implicações para a prática o pacote de mensagens de texto e figuras foi considerado válido em conteúdo, aparência e convergência para promoção do aleitamento materno, no período neonatal, constituindo tecnologia educacional adequada para ser compartilhada via mensagens telefônicas, com intuito de se aproximar das nutrizes, ajudando-as a reagir frente aos problemas comuns no período neonatal.
Biblioteca responsável: BR442.1