Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A governança e o planejamento na perspectiva regional de saúde / Governance and planning from a regional health perspective

Silva, Renan Carlos Freitas da; Santos, Erlene Roberta Ribeiro dos; Martelli, Petrônio José de Lima; Lorena Sobrinho, José Eudes; Souto, Camila da Costa Lima.
Physis (Rio J.) ; 30(3): e300331, 2020. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1135692
Resumo O princípio da descentralização do SUS percorreu uma longa trajetória desde sua fundação. As normativas instituídas ao longo do tempo apontaram um processo da regionalização em detrimento da municipalização. A publicação do Decreto n° 7.508/11 legitimou as regiões de saúde e seu respectivo espaço de pactuação para a elaboração do planejamento e a tomada de decisão. Considerando tais aspectos, o estudo analisou a governança e o planejamento em saúde na II Região de Saúde do Estado de Pernambuco, por meio de estudo qualitativo, utilizando a análise documental proveniente das atas e pautas da Comissão Intergestores Regional e a análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas realizadas com os gestores municipais da região. Os resultados demonstraram o protagonismo da CIR na governança regional, apesar das evidentes fragilidades no processo de planejamento regional e nas estruturas das redes de atenção à saúde.
Biblioteca responsável: BR433.1
Localização: BR433.1