Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estresse e estratégias de coping utilizadas por residentes de enfermagem / Estrés y estrategias de afrontamiento utilizadas por residentes de enfermería / Stress and coping strategies used by nursing interns

Menegatti, Mariana Sbeghen; Rossaneis, Mariana Angela; Schneider, Patrick; Silva, Larissa Gutierrez de Carvalho; Costa, Raquel Gvozd; Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço.
REME rev. min. enferm ; 24: e1329, fev.2020. tab
Artigo em Inglês, Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1135976
RESUMO

Objetivo:

investigar o nível de estresse de residentes de Enfermagem em unidades hospitalares e as estratégias de coping adotadas.

Método:

estudo transversal, quantitativo, realizado com enfermeiros residentes com atuação em unidades hospitalares. A coleta de dados deu-se entre dezembro de 2018 e julho de 2019, aplicando-se questionário de caracterização sociodemográfica, instrumento de avaliação do estresse em estudantes de Enfermagem e instrumento de adaptação do Inventário de Estratégias de Coping de Folkman e Lazarus para o português. Para a análise estatística utilizou-se o programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 23.

Resultados:

participaram desta pesquisa 88 residentes de oito áreas diferentes. Na análise do estresse 56% tinham menos estresse e 44% mais estresse. Teve associação com mais estresse a variável sexo (p-valor=0,001). Os residentes apresentaram mais estresse nos domínios comunicação profissional e formação profissional. As estratégias de coping mais empregadas foram as de reavaliação positiva, aceitação de responsabilidade e suporte social. Verificou-se significativa associação entre mais estresse e estratégias de coping de confronto (p-valor=0,002), afastamento (p-valor=0,001), autocontrole (p-valor=0,040) e fuga e esquiva (p=0,019), quando ajustadas por sexo.

Conclusão:

os residentes apresentaram mais estresse relacionado a comunicação profissional e formação profissional e houve associação entre mais estresse e as estratégias de coping de confronto, afastamento, autocontrole e fuga e esquiva, ajustadas por sexo. Os achados sinalizam a necessidade de atenção das instituições formadoras e instigam à reflexão sobre o contexto de vida, os cenários de inserção e as vivências dos residentes.
Biblioteca responsável: BR21.2