Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Aprendizados e cuidados de mães no método canguru / Aprendizaje y cuidado de las madres en el método canguro / Mothers learning and care in the kangaroo method

Silva, Joise Magarão Queiroz; Almeida, Mariza Silva; Coelho, Edméia de Almeida Cardoso; Anjos, Karla Ferraz dos; Borges, Tyciana Paolilo; Medeiros, Írbia Fernandes de.
Rev. baiana enferm ; 34: e36994, 2020.
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1137049
Objetivo analisar o significado da vivência de mães no Método Canguru. Método estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, realizado em duas instituições públicas no município de Salvador, Bahia, Brasil. A produção empírica dos dados deu-se por meio da observação participante, entrevista semiestruturada e oficinas de reflexão, com a participação de 19 mães de recém-nascidos. Para operacionalizar os dados, utilizou-se a análise de conteúdo temática categorial. Resultados a vivência de mães contínua na enfermaria do Método Canguru possibilitou a construção de conhecimentos atrelada à ampliação e/ou aquisição de experiências, principalmente para as primíparas, por se tratar de recém-nascido prematuro, que necessita de cuidado singular e diferenciado, somado ao aumento do vínculo entre mãe/recém-nascido com os demais familiares e profissionais de saúde. Conclusão a vivência de mães na enfermaria do Método Canguru favoreceu aprendizado significativo para elas cuidarem com mais segurança de seus filhos no domicílio, após a alta hospitalar.
Biblioteca responsável: BR21.2