Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The Rio Health Gym Program: Daily life, leisure and health of older adults / Programa Academia Carioca da Saúde: Cotidiano, lazer e saúde de idosos

Programa de Pós-Graduação em EnfermagemFerreira, Marielle Cristina Gonçalves; Laboratório de História, Saúde e SociedadeTura, Luiz Fernando Rangel; Programa de Pós-Graduação em EnfermagemSilva, Rafael Celestino da; Programa de Pós-Graduação em EnfermagemFerreira, Márcia de Assunção.
Rev. bras. geriatr. gerontol. (Online) ; 23(6): e200084, 2020. graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1137810
Resumo

Objetivo:

Identificar as atividades realizadas por idosos integrantes do Programa Academia Carioca da Saúde em seus cotidianos e analisar as contribuições de tais práticas para a saúde e qualidade de vida.

Método:

pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva realizada por meio de entrevista com 30 idosos frequentadores de uma Academia da Saúde, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). A análise foi do tipo lexicográfico, com uso do software Alceste.

Resultados:

Foram geradas cinco classes lexicais. As atividades físicas e de lazer se expressam nas classes 2 e 3. Os depoimentos que compõem as classes lexicais evidenciam que os idosos realizam as atividades cotidianas com autonomia e independência. Eles avaliam que as atividades promovem a integração dos participantes, incrementa a participação social e beneficiam a saúde e a qualidade de vida atribuindo sua proatividade à participação no grupo de convivência.

Conclusão:

As atividades diversificam o cotidiano, incrementam a socialização e as oportunidades de lazer de idosos, consequentemente a saúde, na medida em que oportuniza ampliação das relações sociais.
Biblioteca responsável: BR1.1