Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Effect of cryotherapy in preventing mucositis associated with the use of 5-fluorouracil / Efeito da crioterapia na prevenção de mucosite associada ao uso de 5-fluorouracil / Efecto de la crioterapia en la prevención de mucositis asociada al uso de 5-fluorouracilo

Rodrigues, Andrea Bezerra; Aguiar, Maria Isis Freire De; Oliveira, Patrícia Peres De; Alves, Naiana Pacifico; Silva, Renan Alves; Vitorino, Willame De Oliveira; Lopes, Thays Silva De Souza.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 28: e3363, 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1139216

Objetivo:

avaliar o efeito da crioterapia oral em comparação ao soro fisiológico no desenvolvimento de mucosite oral em pacientes oncológicos ambulatoriais em uso de antineoplásico 5-fluorouracil.

Método:

trata-se de um ensaio clínico controlado, randomizado, duplo-cego, multicêntrico, realizado com 60 pacientes em tratamento quimioterápico. O grupo experimental (n=30) fez uso de crioterapia oral durante a infusão do antineoplásico 5-FU, ao passo que o grupo controle (n=30) realizou bochechos com soro fisiológico em domicílio. A cavidade oral dos participantes foi avaliada em três momentos antes da randomização, no 7° dia e no 14° dia após o uso do 5-FU. Para a análise dos dados, utilizaram-se análises descritivas e os testes ANOVA, t pareado e McNemar.

Resultados:

não houve diferença estatística significante entre os grupos experimental e controle nas avaliações quanto ao grau de mucosite. No entanto, a crioterapia teve a chance de reduzir a presença de mucosite intragrupo, entre a primeira e segunda avaliação (p=0,000126).

Conclusão:

a crioterapia não obteve significância estatística em relação à higiene oral com soro, porém se mostrou efetiva intragrupo. Número de registro RBR-4k7zh3
Biblioteca responsável: BR26.1