Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nursing diagnosis/outcomes and interventions for critically ill patients affected by covid-19 and sepsis / Diagnósticos/resultados e intervenciones de enfermería para pacientes graves afectados por covid-19 y por sepsis / Diagnósticos/resultados e intervenções de enfermagem para pacientes graves acometidos por covid-19 e sepse

Ramalho Neto, José Melquiades; Viana, Renata Andréa Pietro Pereira; Franco, Andrezza Serpa; Prado, Patrícia Rezende do; Gonçalves, Fernanda Alves Ferreira; Nóbrega, Maria Miriam Lima da.
Texto & contexto enferm ; 29: e20200160, Jan.-Dec. 2020. tab
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1139741
RESUMO

Objetivo:

relacionar diagnósticos/resultados e intervenções de enfermagem para pacientes graves acometidos por COVID-19 e sepse na Unidade de Terapia Intensiva, segundo a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®).

Método:

estudo documental realizado nos meses de março e abril de 2020 a partir do subconjunto terminológico da CIPE® para pacientes adultos com sepse. O corpus documental foi composto pela lista de diagnósticos/resultados e intervenções de enfermagem com base na Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Horta; no Modelo de 7-Eixos da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem, versão 2017; no Modelo fisiopatológico da sepse; bem como contou com a expertise dos autores no cuidado direto a pacientes graves suspeitos ou confirmados de COVID-19.

Resultados:

foram identificados 58 diagnósticos/resultados de enfermagem que pertencem às necessidades psicobiológicas de oxigenação (13-22,4%), regulação vascular (12-20,7%), regulação neurológica (10-17,2%), hidratação (08-13,8%), eliminação (08-13,8%), regulação imunológica (04-6,9%) e regulação térmica (03-5,2%), evidenciando um total de 172 intervenções de enfermagem com uma média de 03 para cada diagnóstico/resultado de enfermagem.

Conclusão:

a análise dos dados oportunizou maior conhecimento sobre a doença e o processo de enfermagem no âmbito da UTI, servindo como um guia para a prática profissional ao paciente grave internado com COVID-19 e sepse.
Biblioteca responsável: BR17.1