Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Evolução da infestação por aedes aegypti (diptera: culicidae) nos municípios do oeste do estado de Santa Catarina / Evolution of aedes aegypti (diptera: culicidae) infestation in the western municipalities of Santa Catarina State

Busato, Maria Assunta; Corralo, Vanessa da Silva; Guarda, Carin; Zulian, Viviane; Lutinski, Junir Antonio; Bordin, Sandra Mara Sabedot.
Rev. Saúde Pública St. Catarina ; 7(2): 107-118, maio.-ago. 2014. ilus, tab
Artigo em Português | CONASS, SES-SC, Coleciona SUS | ID: biblio-1140128
Este estudo objetivou avaliar a evolução da infestação de Aedes aegypti e sua relação com fatores climáticos. Os dados secundários foram obtidos no sistema de informações da DIVE-SC, referente aos focos de Aedes aegypti de 2008 a 2013, nos 37 municípios a 4ª Regional de Saúde de Santa Catarina. Os dados relativos à pluviometria e temperatura foram fornecidos pela EPAGRI. Foram registrados 2.448 focos em 14 dos 37 municípios estudados. No ano de 2013, houve um crescimento de 100% no número de municípios com a presença do vetor. A maior taxa foi, em 2013, no município de Guatambu. Os focos que ocorreram nos meses de setembro e outubro estão associados com a pluviosidade, enquanto que os focos de novembro, janeiro, fevereiro e março estão associados com as altas temperaturas e, dezembro, com ambos os fatores. Os resultados auxiliam no entendimento dos fatores de risco para a ocorrência da transmissão viral da dengue na região e poderão auxiliar na implementação de políticas públicas de prevenção à doença.
Biblioteca responsável: BR518.2