Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Doença celíaca e o conhecimento dos profissionais de saúde da atenção primária / Celiac disease and knowledge of primary care health professionals

Campos, Caroline Gonçalves Pustiglione; Mendoza, Aline Domingues Stumpfs; Rinaldi, Elaine Cristina Antunes; Skupien, Suellen Vienscoski.
Rev. Saúde Pública Paraná (Online) ; 1(2): 54-62, dez. 17, 2018.
Artigo em Português | Coleciona SUS, SESA-PR, CONASS | ID: biblio-1141174
A doença celíaca é um problema de ordem mundial em decorrência da sua alta prevalência. O objetivo foi identificar o conhecimento dos enfermeiros, médicos e farmacêuticos da atenção primária sobre a doença celíaca. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva. Realizada no município do interior do Paraná em 19 unidades de saúde, com 82 profissionais, em 2016. A coleta de dados se deu pela aplicação de um questionário com perguntas fechadas, fundamentadas no Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas da Doença Celíaca. A análise dos dados foi por meio de tratamento estatístico. Resultou-se em 93,0% dos profissionais de saúde responderam conhecer sobre a doença e 15,0% relatam ter ciência do protocolo de atendimento ao paciente celíaco. Obteve-se 80,0% de acertos referentes à sintomatologia típica e 40,0% da forma atípica. Conclui-se há necessidade de capacitação por meio da educação em serviço, como estratégia de reforçar o manejo desta doença na atenção primária. (AU)
Biblioteca responsável: BR1961