Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Adesão ao tratamento anti-hipertensivo e ocorrência de Síndrome Metabólica / Adherencia al tratamiento antihipertensivo y la ocurrencia del Síndrome Metabólico / Adherence to antihypertensive treatment and occurrence of Metabolic Syndrome

Silva, Geiciane Fonteles da; Magalhães, Paulo Sávio Fontenele; Silva Junior, Vagner Rodrigues; Moreira, Thereza Maria Magalhães.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 25(2): e20200213, 2021. tab
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1142953
RESUMO Objetivo Analisar a associação entre a adesão ao tratamento anti-hipertensivo e a ocorrência de Síndrome Metabólica em pacientes hipertensos de uma unidade de atenção primária à saúde. Método Estudo analítico com corte transversal realizado com 306 pacientes hipertensos de uma Unidade de Atenção Primária à Saúde localizada na cidade de Fortaleza-CE. Resultados Dos participantes do estudo 74,2% eram do sexo feminino, média 61,8 ± 11,9 anos e dentro da faixa etária de 54 a 69, 77,1% raça/cor parda, 60,8% com nível fundamental incompleto ou completo e 70,6% com renda familiar entre 1 e 2 salários mínimos. Dos hipertensos avaliados, 41,5% apresentaram Síndrome Metabólica e 76,5% apresentava aderência parcial ao tratamento anti-hipertensivo. Na avaliação estatística da associação entre as variáveis foi verificado não existir (p = 0,149 e p = 0,642). Os valores referentes à adesão ao tratamento anti-hipertensivo eram iguais, tanto nos pacientes com Síndrome Metabólica como dos que não apresentavam essa condição. Conclusão e implicações para a prática A adesão terapêutica anti-hipertensiva alta e parcial foi prevalente. A frequência de Síndrome Metabólica entre os hipertensos em estudo foi elevada. Portanto, medidas de prevenção para doenças cardiovasculares e alcance das metas terapêuticas devem ser implementas continuamente. Um desafio a ser superado pelos profissionais e serviços de saúde.
Biblioteca responsável: BR442.1