Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Hospitalização na gravidez de alto risco: representações sociais das gestantes / Hospital admission in high-risk pregnancies: the social representations of pregnant women / Hospitalización en el embarazo de alto riesgo: representaciones sociales de las mujeres embarazadas

Rodrigues, Antonia Regynara Moreira; Rodrigues, Dafne Paiva; Silveira, Maria Adelaide Moura da; Paiva, Antonia de Maria Gomes; Fialho, Ana Virgínia de Melo; Queiroz, Ana Beatriz Azevedo.
Referência ; serV(3): 1-7, jul. 2020. ilus
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1143614
Enquadramento A hospitalização na gravidez de alto risco gera alterações na rotina e na forma de compreender a gravidez, que devem ser consideradas durante o planeamento e execução da assistência.

Objetivo:

Conhecer as representações sociais de gestantes de alto risco sobre a hospitalização durante o ciclo gravídico.

Metodologia:

Estudo exploratório, descritivo, norteado pela teoria das representações sociais, realizado em duas maternidades do Ceará com 68 gestantes de alto risco hospitalizadas, entre julho e setembro de 2016, através do teste de associação livre de palavras com análise pelo software Tri-Deux-Mots, versão 5.3.

Resultados:

A gravidez foi representada pela satisfação de gestar, ancorada na função biológica e social da maternidade, a gravidez de alto risco foi apreendida como situação problemática e de desfecho incerto, envolta em sentimentos negativos. A hospitalização foi interpretada como lugar de dor e solidão, mas também de cuidado e proteção, ampliando possibilidades de evolução favorável.

Conclusão:

As evocações elucidam conteúdos significativos sobre gravidez com as particularidades do diagnóstico de alto risco e do contexto da hospitalização.
Biblioteca responsável: PT45