Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise das necessidades de ajuda de homens com HIV que fazem sexo com homens / Análisis de las necesidades de asistencia para hombres con VIH que tienen relaciones sexuales con personas del mismo sexo / Analysis of the needs for help of men who have sex with men and live with HIV

Farias, Odaleia de Oliveira; Guedes, Dayse da Silva; Freitas, Priscilla Carolinne Araújo de; Galvão, Marli Teresinha Gimeniz; Cunha, Gilmara Holanda da; Lima, Ivana Cristina Vieira de.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 54: e03650, 2020. tab
Artigo em Inglês, Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1143697
RESUMO Objetivo Compreender as necessidades de ajuda de homens com HIV que fazem sexo com homens à luz de uma Teoria Prescritiva. Método Estudo descritivo e qualitativo, realizado com homens com HIV que fazem sexo com homens atendidos por um Serviço Ambulatorial Especializado de uma capital no Nordeste do Brasil, entre os meses de novembro de 2017 e maio de 2018. A pesquisa utilizou a análise do discurso do sujeito coletivo. Resultados Participaram do estudo 49 homens com HIV, que se autodenominaram homem que faz sexo com homem. Ajuda foi descrita como apoio, acolhimento, suporte psicossocial e familiar. O desejo de receber auxílio foi relacionado à aceitação e ao esquecimento do diagnóstico. Os problemas enfrentados aludiram à aceitação do diagnóstico, ao medo e ao preconceito. Destacaram-se como fonte de amparo os profissionais e familiares. O cuidado de enfermagem foi citado como significativo, e a principal ajuda requerida foi do tipo psicológica. Conclusão As necessidades de ajuda identificadas relacionaram-se principalmente ao suporte psicológico, proveniente dos profissionais de saúde e dos familiares. Os participantes são receptivos ao recebimento de ajuda, sobretudo, no que se refere ao enfrentamento do diagnóstico.
Biblioteca responsável: BR41.1