Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

COVID-19 pandemic: report on the use of auriculotherapy to optimize emergency workers' health / Pandemia COVID-19: informe sobre el uso de auriculoterapia para optimizar la salud de los trabajadores de emergencia / Pandemia COVID-19: relato do uso de auriculoterapia na otimização da saúde de trabalhadores de urgência

Trigueiro, Rosiane Lopes; Araújo, Açucena Leal de; Moreira, Thereza Maria Magalhães; Florêncio, Raquel Sampaio.
Rev. bras. enferm ; 73(supl.2): e20200507, 2020. graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1144068
RESUMO

Objetivo:

Relatar o uso de auriculoterapia na otimização da saúde de trabalhadores de urgência durante a pandemia da COVID-19.

Métodos:

Relata-se a experiência de aplicação da auriculoterapia em 48 trabalhadores de uma base do serviço de atendimento móvel de urgência situada em uma cidade do Nordeste brasileiro.

Resultados:

Realizaram-se seis sessões de auriculoterapia, com duração de oito minutos cada, com base em protocolos específicos da área e da fisiologia energética chinesa. A prática visou contribuir com a melhora dos sintomas físicos (dor) e emocionais (ansiedade, estresse), maior promoção da saúde e aumento da disposição para o trabalho. Além disso, a experimentação dessa prática foi pensada como um piloto para a criação de um serviço de cuidado ao trabalhador. Considerações Finais A auriculoterpia foi relatada, levando em consideração a descrição da sua aplicação e seus pontos positivos e negativos em relação aos trabalhadores atuantes no cenário pandêmico, sendo requisitada sua continuidade.
Biblioteca responsável: BR21.1