Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Participative education with nurses: potentialities and vulnerabilities in the breast and cervical cancer tracking / Educación participativa con enfermeros: potencialidades y vulnerabilidades en el rastreo del cáncer de mama y colon / Educação participativa com enfermeiros: potencialidades e vulnerabilidades no rastreamento do câncer de mama e colo

Soares, Lidia Santos; Silva, Maria da Anunciação; Alves, Hayda Josiane; Queiroz, Ana Beatriz Azevedo; Brito, Irma da Silva.
Rev. bras. enferm ; 73(supl.6): e20190692, 2020. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1144101
RESUMO

Objetivos:

sistematizar experiência de educação permanente participativa com enfermeiros da Atenção Primária sobre rastreamento do câncer de mama e colo, identificando potencialidades e vulnerabilidades.

Métodos:

relato sistematizado conforme Holliday, em cinco tempos ponto de partida, perguntas iniciais, recuperação do processo vivido, reflexão de fundo e pontos de chegada. Foi produto de duas oficinas com 96 enfermeiros e analisado à luz das diretrizes ministeriais e conceito de vulnerabilidade de Ayres.

Resultados:

as potencialidades relacionam-se ao trabalho do enfermeiro implementando os princípios do Sistema Único de Saúde. As dificuldades são complexas e expõem vulnerabilidades individuais, contextuais e programáticas na prática do rastreamento. Considerações Finais a educação permanente e as estratégias pedagógicas participativas permitiram troca ampla e lúdica de aprendizagens e participação de número expressivo de profissionais. Sinaliza-se necessidade de estudos sobre institucionalidade das diretrizes programáticas e espaço do enfermeiro para ser instituidor de novas práticas no âmbito da Atenção Primária.
Biblioteca responsável: BR21.1