Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perception of nursing in Primary Health Care about patients with hypertension: does King explain? / Percepción de enfermería en Atención Primaria de Salud sobre el paciente con hipertensión: ¿King explica? / Percepção da enfermagem na Atenção Primária à Saúde acerca do paciente com hipertensão: King explica?

Bezerra, Sara Taciana Firmino; Guedes, Maria Vilaní Cavalcante; Silva, Lúcia de Fátima da.
Rev. bras. enferm ; 73(supl.6): e20190676, 2020.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1144110
RESUMO

Objetivos:

compreender as percepções de enfermeiros acerca dos conceitos do MCSA de Imogene King e sua associação com o cuidado do paciente com hipertensão na Atenção Primária à Saúde.

Métodos:

pesquisa qualitativa, intervencionista, com enfermeiras da Estratégia Saúde da Família que atendem pacientes com hipertensão na Atenção Primária à Saúde de Maracanaú-CE. Realizou-se grupo focal com sete enfermeiras, em dois encontros audiogravados e transcritos, para análise da produção de sentidos com base nas práticas discursivas.

Resultados:

surgiram as categorias sistema pessoal, sistema interpessoal e sistema social, referindo as potencialidades e dificuldades encontradas tanto para compreensão dos conceitos, mas também na interação consigo mesma, com o paciente hipertenso e com a organização em saúde, com vistas ao cuidado adequado ao hipertenso. Considerações Finais constatou-se a apreensão do conhecimento das enfermeiras em relação aos conceitos propostos por King, associando-se a sua aplicação no contexto do cuidado ao paciente com hipertensão.
Biblioteca responsável: BR1.1