Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Development of an appearance validity instrument for educational technology in health / Desarrollo de un instrumento de validez de apariencia para tecnología de salud educativa / Desenvolvimento de instrumento para validar aparência de tecnologia educacional em saúde

Souza, Ana Célia Caetano de; Moreira, Thereza Maria Magalhães; Borges, José Wicto Pereira.
Rev. bras. enferm ; 73(supl.6): e20190559, 2020. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1144112
RESUMO

Objetivos:

desenvolver e avaliar a convergência do instrumento para validação de aparência de tecnologias educacionais em saúde.

Métodos:

estudo metodológico realizado em duas fases. Na fase 1, foram elaborados os itens do instrumento, com posterior validação de conteúdo por nove especialistas em elaboração de tecnologias educacionais em saúde. Na fase 2, foi realizada a validade convergente entre outro instrumento e o instrumento de aparência. Os resultados de correlações acima de r>0,3 e p<0,05 foram considerados como validação de convergência plausível.

Resultados:

os dez itens da versão inicial do instrumento de aparência tiveram seu conteúdo validado, resultando em uma versão final com 12 itens (Índice de Validade de Conteúdo=0,93). Os índices de correlação foram fortes com os domínios objetivos e aparência; moderados com motivação, organização e total; e fracos com estilo de escrita.

Conclusões:

o instrumento de aparência demonstrou validade de conteúdo e convergência, além de forte correlação com o outro instrumento.
Biblioteca responsável: BR1.1