Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Acidente de trabalho ampliado: o rompimento da barragem de Fundão nos jornais impressos do Espírito Santo / Major work accident: the collapse of the Fundão dam in the newspapers of Espírito Santo, Brazil

Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaRamos, Mariela Pitanga; Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaOliveira, Adauto Emmerich; Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaAntunes, Michele Nacif.
Rev. bras. saúde ocup ; 45: e37, 2020. tab, graf
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1144239
Resumo

Introdução:

o rompimento da barragem de Fundão (RBF), ocorrido em Minas Gerais, no ano de 2015, se caracteriza como acidente de trabalho ampliado (ATA).

Objetivo:

elaborar um protocolo e verificar sua aplicabilidade para coleta, classificação e análise de notícias relacionadas a ATA em jornais impressos.

Método:

estudo descritivo com abordagem qualitativa e quantitativa. A proposta do protocolo foi baseada em informações de literatura científica e em protocolos de análise de notícias utilizados por observatórios de mídia em Saúde. A sua validação foi realizada por meio da sua aplicação na análise da cobertura do RBF efetuada pelos dois principais jornais do Espírito Santo.

Resultados:

verificou-se ampla cobertura pela mídia, mas com narrativa superficial. O desastre foi naturalizado como ocasionado por intempéries, o sofrimento da população é enfatizado pela diminuição da renda, sendo os aspectos de saúde pouco abordados. Os acidentes e doenças do trabalho não foram retratados como um grave problema de Saúde Pública. Foi constatado que os meios de comunicação destacam mais a cobertura das fases de respostas e reconstrução do que as causas do ATA.

Conclusão:

o protocolo possibilitou classificar e analisar a abordagem dos jornais, com potencial para ser aplicado em outros casos de ATA de diferentes magnitudes.
Biblioteca responsável: BR1.1