Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise da epidemia pelo COVID-19 a partir do Modelo dos Múltiplos Fluxos de Kingdon / Analysis of pandemic by covid-19 from the Model of the Multiple Flows of Kingdon

Machado, Lucas Dias Soares; Xavier, Samyra Paula Lustoza; Torres, Francisco Ayslan Ferreira; Leite, Paloma Loiola; Santos, Tiago Ribeiro dos; Melo, Larissa Uchôa; Nunes, Sabrina Freitas; Silva, Maria Rocineide Ferreira da.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(2,n.esp): 89-96, dez. 2020. graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1145733

Objetivo:

analisar o fluxo de problemas, soluções e políticas no enfrentamento a epidemia pelo COVID-19 no Ceará, com base no Modelo de Múltiplos Fluxos de Kingdon.

Método:

estudo misto com dados provenientes dos indicadores, de 55 documentos oficiais de saúde e de 108 matérias jornalísticas veiculadas na mídia digital, de fevereiro a abril de 2020.

Resultados:

a análise do fluxo problemas aponta uma expansiva interiorização dos casos confirmados da doença, com perspectiva de elevação do número de internações e óbitos; o fluxo de soluções sinaliza que a adoção de medidas preventivas e protetivas contra a doença foram ampliadas concomitantemente à progressão da doença no estado, e por fim, o fluxo de políticas evidenciou que o Ceará tem direcionado suas ações de forma positiva, alinhando parcerias e alavancado estratégias para minimização dos problemas provocados pela COVID-19.

Conclusão:

os fluxos que perfazem as tomadas de decisão no enfrentamento a pandemia do COVID-19 no Ceará mostram-se complexos e amplos, estando em sua maioria alinhados com posicionamentos de países que obtiveram êxito nesse enfrentamento. Urge a necessidade de estabelecer parcerias efetivas entre atores, serviços e setores instigados. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2