Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O ensino de enfermagem em saúde mental na percepção de estudantes / Mental health nursing teaching based on students' perception

Lemos, Aline Mesquita; Lima, Helder de Pádua; Costa, Lourdes Suelen Pontes; Carvalho, Maria Raquel Rodrigues; Caminha, Emília Cristina Carvalho Rocha; Jorge, Maria Salete Bessa.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(3): 54-60, dez. 2020.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1146132

Objetivo:

Compreender a experiência de estudantes de Enfermagem no processo de ensino-aprendizagem em saúde mental.

Métodos:

Estudo qualitativo, realizado com oito estudantes de enfermagem de uma instituição pública. As narrativas foram coletadas através de grupo focal, gravadas e transcritas na íntegra. A análise pautou-se na técnica de análise categorial temática.

Resultados:

Emergiram duas categorias analíticas Formação em saúde mental na Graduação em Enfermagem e Experiências dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem.

Conclusão:

A experiência discente apontou a necessidade de potencializar a formação em saúde mental com a criação de disciplinas que abordassem esta área de conhecimento; desenvolvimento de estratégias de integração do conteúdo deste campo específico com o de outras disciplinas; uso de metodologias ativas e inovadoras; maiores oportunidades de atuação na Rede de Atenção Psicossocial; e desenvolvimento de práticas de cuidado em enfermagem que favoreçam a superação da estigmatização da pessoa em sofrimento psíquico. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2