Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O processo de trabalho gerencial do enfermeiro no setor de hiperdia na atenção básica: relato de experiência / The nurse's management work process in the hyperdia sector in basic care: experience report

Ribeiro, Giulia Magalhães Mendonça Reis; Silva, João Victor Lima da; Sanchez, Maritza Consuelo Ortiz; Moraes, Érica Brandão de; Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(3): 93-97, dez. 2020.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1146235

Objetivo:

analisar a organização do processo de trabalho gerencial do enfermeiro no setor do Programa de Hiperdia em uma Policlínica Regional do município de Niterói-RJ.

Metodologia:

trata-se de um relato de experiência, de abordagem qualitativa, desenvolvido a partir da observação da organização do processo de trabalho dos enfermeiros que trabalham no setor do Programa de Hiperdia de uma Policlínica Regional do município de Niterói-RJ. Realizada durante o segundo semestre acadêmico de 2019. Levaram-se em consideração os seguintes componentes do processo objeto, agentes, instrumentos, finalidade, método e produto.

Resultados:

foi possível analisar o processo de trabalho exercido pela enfermagem no setor do Programa de Hiperdia. Observou-se a implementação de rotina, utilização de diversos instrumentos, organização de registros de enfermagem e implementação de controle diário de atendimento, cabe ressaltar o bom relacionamento enfermeiro-paciente, que possibilita o cuidado adequado com a necessidade do usuário. Considerações finais o Programa de Hiperdia se mostra importante para a Policlínica ofertando um atendimento dentro das perspectivas do Sistema Único de Saúde (SUS). No processo de trabalho gerencial o enfermeiro ao coordenar esse setor, realiza função de gestor, pesquisador, educador e prestador de assistência, funções estas que são os pilares construtores do processo de trabalho da enfermagem. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2