Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Implicações da simulação na autoconfiança e conhecimento de profissionais na atenção primária: quase experimento / Implications of simulation on self-confidence and knowledge of professionals in primary care: quasi experimental

Nava, Layse Farias; Magro, Marcia Cristina da Silva.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(3): 121-128, dez. 2020. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1146243

Objetivo:

Verificar se a estratégia de simulação clínica melhora o ganho de conhecimento e de autoconfiança da equipe de profissionais de saúde em situações de parada cardiorrespiratória (PCR) e/ou obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE) na atenção primária à saúde (APS).

Metodologia:

Estudo quantitativo, quase-experimental, desenvolvido em unidades básicas de saúde. Amostra composta por 68 profissionais de saúde da APS. Aplicou-se questionário semi-estruturado e escala de autoconfiança. Realizou-se análise descritiva e na inferencial considerou-se significativo resultados com p≤0,05.

Resultados:

Identificou-se ganho significativo de conhecimento (p <0,001) e de autoconfiança para assistência em situações de PCR e OVACE pela equipe de enfermagem (p=0,001) e agentes comunitários (p=0,005), após emprego da simulação como estratégia de ensino.

Conclusão:

A simulação mostrou efeito positivo para ganho de conhecimento e de autoconfiança para profissionais de saúde, inclusive daqueles que não participam diretamente do cuidado, como os agentes comunitários de saúde. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2