Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise das unidades de vacinação públicas do município de Aracaju-Se / Analysis of public vaccination units in the municipality of aracaju/se

Cunha, Jéssica Oliveira da; Bispo, Mateus Meneses; Farias, Lays Hevércia Silveira de; Silva, Glebson Moura; Menezes, Andreia Freire de; Santos, Allan Dantas dos.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(3): 136-143, dez. 2020. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1146313
Objetivo: avaliar as salas públicas de vacinação do município de Aracaju conforme o Programa Nacional de Imunização. Metodologia: estudo avaliativo, transversal realizado em 42 unidades públicas de saúde em 2018 por meio de entrevista semiestruturada com abordagens referentes a estrutura, processo. Resultados: todas as salas armazenavam os imunobiológicos em geladeiras domésticas e mais de 60% não mantinham a temperatura adequada da sala; 45% tinham objetos de decoração em suas paredes, 50% das seringas e agulhas de uso diário não estavam acondicionadas adequadamente e 73% não realizavam o tratamento das vacinas compostas com microrganismos vivos antes do descarte e 69% não usavam os cartões controles como forma de monitoramento para realizar busca ativa. Conclusão: as salas de vacinação apresentam um índice geral regular e que os fatores que interferem no monitoramento dos imunobiológicos precisam ser melhor investigados/avaliados e há uma necessidade crescente do município instituir a prática de avaliação no serviço para um melhor acompanhamento e controle das atividades realizadas, isso permitirá aos gestores uma melhor visualização das potencialidades e fragilidades das salas de vacina sob a sua responsabilidade. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2