Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil epidemiológico e clínico de idosos hospitalizados no setor de emergência / Epidemiological and clinical profile of hospitalized elderly people in the emergency sector

Sampaio, Luíza Bruna Freire; Moreira, Andréa Carvalho Araújo; Oliveira, Francisco Eduardo Silva de; Teixeira, Iane Ximenes; Goyanna, Natália Frota; Sousa, Vitória Lídia Pereira.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(3): 161-169, dez. 2020. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1146317

Objetivo:

traçar o perfil epidemiológico e clínico de idosos atendidos em um serviço de emergência de um hospital de referência da zona norte do Estado do Ceará.

Metodologia:

Estudo transversal, realizado no período de julho a agosto de 2018, no setor de emergência de um hospital cearense. Participaram 80 idosos hospitalizados que responderam um formulário estruturado com dados epidemiológicos, clínicos e sobre os cuidados de enfermagem. Os resultados foram compilados com auxílio do Software R.

Resultados:

Prevaleceram idosos homens (51,25%), diagnosticados por acidente vascular encefálico (38,75%) e que tinham doenças crônicas associadas (65,00%). O serviço de enfermagem foi avaliado como bom (62,5%), mas os participantes sugeriram melhor agilidade (23,75%) e garantia da privacidade (18,75%).

Conclusões:

Idosos hospitalizados no setor da emergência possuem vulnerabilidades clínicas múltiplas, avaliam o serviço de enfermagem como bom, mas necessitam de melhor resolutividade em seu atendimento, bem como respeito ético. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2