Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores associados ao uso de complemento lácteo entre recém-nascidos no ambiente hospitalar / Factors associated with the use of milk complement among newborns in the hospital environment / Factores asociados al uso de complemento de leche entre recién nacidos en el entorno del hospital

Ledo, Beatriz Cabral; Góes, Fernanda Garcia Bezerra; Santos, Andressa Silva Torres dos; Pereira-Ávila, Fernanda Maria Vieira; Silva, Aline Cerqueira Santos Santana da; Bastos, Mayara Pacheco da Conceição.
Rev. enferm. UERJ ; 28: e51503, jan.-dez. 2020.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1146353

Objetivo:

identificar os fatores associados ao uso de complemento lácteo entre recém-nascidos no ambiente hospitalar.

Método:

estudo transversal desenvolvido em instituição pública no interior do estado do Rio de Janeiro, a partir da coleta de dados em prontuários de nascidos vivos. Foram realizadas associações entre variáveis utilizando-se o teste de Qui-quadrado e a Regressão Logística Binária.

Resultados:

entre os 351 prontuários consultados, 43 (12,0%) recém-nascidos fizeram uso de complemento lácteo durante a internação na maternidade. O contato pele a pele precoce na sala de parto (OR 0,286; IC 0,086- 0,954; p 0,042) constituiu-se como fator que diminuiu as chances do recém-nascido necessitar desse tipo de complemento.

Conclusão:

colocar o recém-nascido despido em contato direto com a pele do tórax ou abdome da mãe na sala de parto contribui para a redução do uso de complemento lácteo durante a internação na maternidade, o que pode favorecer o início precoce do aleitamento materno exclusivo.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1