Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Dificuldades e Facilidades do processo educativo desenvolvido por enfermeiros às pessoas com estomias / What nurses find difficult and helpful when educating people with ostomies / Dificultades y facilidades del proceso educativo desarrollado por enfermeras para personas con estomas

Maurício, Vanessa Cristina; Souza, Norma Valéria Dantas de Oliveira; Maurício, Carlos Eduardo; Costa, Carolina Cabral Pereira da; Silva, Marcia de Souza; Roque, Anna Beatryz Marques.
Rev. enferm. UERJ ; 28: e46131, jan.-dez. 2020.
Artigo em Inglês, Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1146409

Objetivo:

descrever e analisar as dificuldades e facilidades percebidas por enfermeiros para implementação do processo educativo dirigido às pessoas com estomia.

Método:

estudo qualitativo e exploratório, apoiada no materialismo histórico e no método dialético. A coleta ocorreu em um Centro de Reabilitação no Rio de Janeiro, com seis enfermeiros, por meio da triangulação de métodos (observação participante, entrevista e análise de registros de enfermagem), entre dezembro de 2014 e março de 2015.

Resultados:

os fatores dificultadores do processo educativo foram estrutura física inadequada, escassez de recursos financeiro e humano. Além disso, apreendeu-se déficit na formação e qualificação dos enfermeiros. Os fatores facilitadores incluíram fornecimento de equipamentos e adjuvantes para as pessoas com estomia e criação de grupos de apoio para esta clientela.

Conclusão:

concluiu-se que existem contradições e discrepâncias na execução do processo educativo relacionadas à organização laboral, à formação e aos aspectos legais.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1