Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Integrated continuous care: implementation in Mato Grosso do Sul, Brazil / Cuidado contínuo integrado: implantação em Mato Grosso do Sul, Brasil

Costa, Luciane Perez da; Pinheiro, Edivania Anacleto; Siqueira, Robéria Mandú da Silva; Dobashi, Beatriz Figueiredo; Pompílio, Maurício Antônio; Matos, Vanessa Terezinha Gubert de.
Biosci. j. (Online) ; 36(2): 628-635, 01-03-2020.
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1146433
A transição demográfica identificada no Brasil trouxe mudança de indicadores de saúde. Os Cuidados Continuados Integrados (CCI) se formatam como um modelo de assistência que busca aumentar a independência e bem estar das pessoas com dependência funcional aguda ou recente. O estudo tem como objetivo de descrever a construção e implantação dos Cuidados Continuados Integrados no estado de MatoGrosso do Sul, Brasil. Este modelo de assistência utiliza ferramentas da Política Nacional de Humanização, como clínica ampliada e compartilhada, acolhimento, práticas educativas e reuniões com cuidadores, familiares e pacientes, visitas abertas, participação e autonomia do paciente e familiares no projeto terapêutico singular e alta compartilhada. A assistência e o apoio aos pacientes pós-alta CCI precisam ser fortalecidos na rede básica de saúde, a fim de garantir a continuidade da recuperação, readaptação e perfeita reinserção familiar e social. Como resultado positivo, iniciou-se o ambulatório para pacientes egressos do CCI que precisavam de acompanhamento clínico contínuo após a reabilitação. Esse ambulatório permite a reavaliação do paciente, contribui para reduzir a reinternação e mantém o processo educacional de gerenciamento do cuidado domiciliar. Enquanto inovação em saúde para melhorar os resultados dos cuidados de saúde, o CCI permite a saída dos pacientes do ambiente hospitalar para o domicilio em alguns finais de semana. O projeto CCI trouxe muitos avanços, especialmente o cuidado centrado no paciente e a decisão compartilhada. O apoio da administração do Hospital São Julião tem sido vital para o sucesso dos tratamentos realizados na unidade CCI.
Biblioteca responsável: BR396.1