Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estratégias de cuidado às gestantes e puérperas usuárias de substâncias psicoativas: revisão integrativa / Care strategies for pregnant and puerperal psychoactive substances users: an integrative review / Estrategias de atención para mujeres embarazadas y puérperas usuarias de sustancias psicoactivas: revisión integradora

Lopes, Karen Barcelos; Ribeiro, Juliane Portella; Porto, Adrize Rutz.
Rev. enferm. UERJ ; 28: e49518, jan.-dez. 2020.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1146477

Objetivo:

analisar a produção de conhecimento acerca das estratégias de cuidado direcionadas às gestantes e puérperas usuárias de substâncias psicoativas.

Método:

revisão integrativa da literatura realizada em julho de 2019, nas bases de dados PubMed, BDEnf, LILACS e SciELO, considerando os critérios de inclusão artigos científicos disponíveis online na íntegra; com resumo disponível; nos idiomas português, inglês e espanhol.

Resultados:

foram levantados 16 artigos, dos quais cinco compuseram a revisão. Como estratégias de cuidado, identificaram-se captação precoce na atenção pré-natal, ações de educação em saúde, acompanhamento nutricional, Terapia de Substituição e Terapia Cognitivo Comportamental.

Conclusão:

os artigos analisados apontam a necessidade de educação permanente de profissionais de saúde, no sentido de qualificar a captação precoce e ofertar acolhimento sensível às demandas e especificidades de saúde de gestantes e puérperas usuárias de substâncias psicoativas.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1