Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Autocuidado do paciente renal com a fístula arteriovenosa / Autocuidado del paciente renal con la fístula de arteriovenosa

Mendonça, Ana Elza Oliveira de; Teixeira, Marina Martins; Barra, Isabel Pires; Tavares, Jéssica Mayara de Medeiros; Pessoa, Natália Ramos Costa; Pennafort, Viviane Peixoto dos Santos.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(4): 181-187, dez. 2020. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1146774

Objetivo:

Avaliar atividades de autocuidado com a fístula arteriovenosa em renais crônicos.

Metodologia:

Estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa, realizado com 60 pacientes em unidade de diálise no Nordeste Brasileiro, de setembro a outubro de 2018. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e analisados através de estatística descritiva. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa (Parecer nº 233.953/13).

Resultados:

Os cuidados realizados frequentemente foram não permitir a verificação da pressão arterial (71,7%), administração de medicamentos e a coleta de sangue no membro da fístula (71,6%), realizar higiene do membro da fistula (68,4%) e evitar carregar peso (68,3%). Os cuidados menos referidos foram colocar compressa morna no dia anterior à hemodiálise (30,0%) e fazer exercícios de preensão com bola de borracha (15%).

Conclusão:

O conhecimento dos pacientes quanto às atividades de autocuidado com a fístula arteriovenosa foi considerado insuficiente, ao evidenciar maior preocupação ante a possibilidade de procedimentos clínicos realizados no braço da fístula, seguidos da higiene e sobrecarga no membro. Estes dados reforçam a importância do planejamento das atividades educativas de forma criativa e permanente pelos profissionais de saúde direcionadas para este público e que poderão auxiliar o enfermeiro na priorização das ações. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2