Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Transfobia velada: sentidos produzidos por enfermeiros (as) sobre o acolhimento de travestis e transexuais / Veiled transphobia: meanings produced by nurses on the reception of travestis and transgender / Transfobia velada: sentidos producidos por enfermeros en la recepción de travestis y transgender

Reis, Pamela Suelen de Oliveira; Neves, André Luiz Machado das; Therense, Munique; Honorato, Eduardo Jorge Sant´Ana; Teixeira, Elizabeth.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1146796

Objetivo:

Compreender os sentidos produzidos por enfermeiros (as) sobre o acolhimento de pessoas travestis e transexuais na atenção básica.

Método:

Estudo qualitativo, realizado com quatro enfermeiros (as) que atuam em uma Unidade Básica de Saúde na Zona Sul Oeste de Manaus. Os dados foram coletados de maio a junho de 2016. Utilizou-se estudos socioantropológicos para a análise e discussão dos dados e teve como referencial metodológico a pesquisa de campo. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise Construtivo-interpretativa.

Resultados:

Os sentidos produzidos por enfermeiros (as) sobre o acolhimento às pessoas travestis e transexuais na atenção básica se alicerçam em questões como constrangimento, neutralidade e desconhecimento frente às questões de gênero para além do binarismo de gênero.

Conclusão:

Existe uma formação dominante de base biomédica, e o cuidado de enfermagem não dá conta de aspectos socioculturais e políticos das pessoas, dos seus corpos e da sua saúde
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1