Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepção de enfermeiros sobre diagnóstico e acompanhamento de mulheres com depressão pós-parto / Perception of nurses on diagnosis and follow-up of women with post-department depression / Percepción de enfermeros sobre diagnóstico y seguimiento de mujeres con depresión post- parto

Santos, Flavia Karen dos; Silva, Samara Cristina da; Silva, Marla Ariana; Lago, Karen dos Santos; Andrade, Silmara Nunes; Santos, Regina Consolação dos.
Nursing (Ed. bras., Impr.) ; 23(271): 4999-5005, dez.2020.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1147013

Objetivo:

Analisar as percepções de enfermeiros sobre diagnóstico e acompanhamento da depressão pós-parto em Divinópolis-MG.

Método:

Estudo qualitativo, descritivo, realizado no período de setembro de 2018 através de roteiro semiestruturado e referencial Minayo, com amostra de nove enfermeiros da Estratégia de saúde da família.

Resultados:

Os enfermeiros não possuem suporte literário pré-definido para seguir caso deparem com mulheres em depressão pós-parto, sendo essas direcionadas para o psicólogo ou psiquiatra. Nas unidades não existem capacitação para os profissionais relacionados à temática, impactando negativamente nos atendimentos, tornando-o fragmentado. Não há um assessoramento por parte do município para auxiliar os profissionais de enfermagem a lidarem com essas mulheres. São utilizados mecanismos relacionados a busca ativa na maioria das unidades do estudo.

Conclusão:

É de suma importância o assessoramento municipal diretamente relacionado a temática, uma vez que contribui para um atendimento integral que vai de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2