Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estrategias para fortalecer la humanización de los servicios en salud en urgencias / Strategies to strengthen the humanization of emergency health services / Estratégias para fortalecer a humanização dos serviços de saúde de emergência

Pabón-Ortíz, Erika María; Mora-Cruz, Jop Vann-Derth; Castiblanco-Montañez, Ruth Alexandra; Buitrago-Buitrago, Carmen Yaneth.
Rev. cienc. cuidad ; 18(1): 94-104, 2021.
Artigo em Espanhol | BDENF, COLNAL, LILACS | ID: biblio-1147593

Introdução:

A humanização é um fator ético indispensável e um atributo do cuidado com a saúde. Estudos anteriores na instituição onde a pesquisa foi realizada identificaram falta de comunicação (80-90%), falta de treinamento do pessoal (52%), sobrecarga (25%) e estresse no trabalho (22%) como os principais fatores relacionados à desumanização no atendimento de enfermagem de emergência, do ponto de vista dos pacientes e do pessoal.

Objetivo:

Des-crever estratégias que fortaleçam o componente de humanização da prestação de cuidados de saúde de emergência em um hospital de quarto nível.

Métodos:

Revisão integrativa na qual foram estudadas 29 investigações originais, artigos e literatura cinzenta, publicados em espanhol, inglês e português. A maioria foi indexada e obtida de revistas de ciências da saúde utilizando as seguintes bases de dados EBSCOHost, CINAHL, OVID e no Google Academic meta-search; os termos DeCS, MeSH, humanização dos cuidados, cuidados de enfermagem e emergências médicas também foram levados em conta. É um estudo sem risco ético por-que é de natureza documental.

Resultados:

As estratégias relatadas como eficazes e que têm impacto sobre os fatores relacionados à falta de humanização são ausência de treinamento em compaixão, cuidado e competência em habilidades leves; bem como, desinformação na área de especialização e aumento da relação enfermeiro-paciente.

Conclusões:

As estratégias mencionadas melhoram a empatia, aumentam a consciência do presente, incentivam a comuni-cação, fornecem habilidades para o cuidado bem sucedido e reduzem a sobrecarga de trabalho
Biblioteca responsável: CO648.1