Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Protocolo de enfermagem para as alterações psicossociais e espirituais da pessoa com colostomia / Nursing protocol for psychosocial and spiritual alterations of the person with colostomy / Protocolo de enfermería para las alteraciones psicosociales y espirituales de la persona con colostomía

Silva, Elaine Soares da; Castro, Denise Silveira de; Romero, Walckiria Garcia; Garcia, Telma Ribeiro; Primo, Cândida Caniçali.
Cogit. Enferm. (Online) ; 20(3): 01-08, Jul-Set. 2015.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1148
Pesquisa exploratório-descritiva, realizada em 2013, com objetivo de elaborar um protocolo de assistência de enfermagem contendo os diagnósticos/resultados e intervenções de enfermagem, relacionados às necessidades psicossociais e psicoespirituais da pessoa com colostomia. Elaborou-se 47 diagnósticos/resultados e 57 intervenções de enfermagem utilizando a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem, organizados segundo o referencial teórico de Wanda de Aguiar Horta. Concluiu-se que a pessoa com colostomia se apresenta fragilizada e demanda cuidados de enfermagem específicos, individualizados, devido a aflições, medos e mudanças em seu estilo de vida. Esta classificação de enfermagem é de fácil utilização e a sua associação com as necessidades humanas básicas permitiu perceber a pessoa com colostomia de maneira integral, para além das técnicas e procedimentos de enfermagem (AU).
Biblioteca responsável: BR1508.9