Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Os significados acerca da Estratégia Saúde da Família para uma comunidade / The meanings about the family health strategy for a community / Los significados acerca de la estrategia de salud de la familia para una comunidad

Piedade, Fábio Luiz; Santos, Pâmela Alves dos; Haddad, Jerusa Gomes Vasconcellos.
Nursing (Ed. bras., Impr.) ; 24(273): 5219-5228, fev.2021.
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1148484

Objetivos:

identificar os significados acerca da Estratégia Saúde da Família para uma comunidade.

Método:

estudo qualitativo, exploratório, descritivo e transversal, amostragem não probabilística e intencional, realizado com 20 participantes, com a utilização de dois instrumentos. Os dados das entrevistas foram avaliados considerando a abordagem do Discurso do Sujeito Coletivo pautados na Teoria das Representações Sociais. Quanto aos dados do questionário foram tratados de forma percentual. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa.

Resultados:

75% eram do gênero feminino, faixa etária de 61 a 70 anos, 30% possuem ensino médio completo e 6 meses a 10 anos em que residem próximo a ESF. Emergiram duas ideias centrais "muito bom" e "nenhum".

Conclusão:

a maioria dos entrevistados atribuiu significados positivos diante da inserção da unidade em sua área de moradia. Porém, apesar da facilidade de acesso, ressaltam a necessidade de melhorias nos serviços.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2