Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Mulheres em privação de liberdade: narrativas de des(assistência) obstétrica / Mujeres privadas de libertad: narrativas de (falta de) atención obstetrica / Women in deprivation of liberty: narratives of obstetric un(assistance)

Silva, Jeferson Barbosa; Moraes, Marina Nascimento de; Brandão, Bárbara Maria Lopes da Silva; Freitas, Waglânia Mendonça Faustino e; Souto, Rafaella Queiroga; Dias, Maria Djair.
REME rev. min. enferm ; 24: e1346, fev.2020.
Artigo em Inglês, Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1149509
RESUMO

OBJETIVO:

revelar narrativas de mulheres privadas de liberdade acerca da assistência obstétrica ofertada durante a vivência do ciclo gravídico-puerperal.

MÉTODO:

estudo exploratório, qualitativo, fundamentado na história oral. A coleta de dados foi realizada em uma instituição prisional feminina de um estado do Nordeste, com seis mulheres que estavam vivenciando algum período do ciclo gravídico-puerperal. As entrevistas foram elaboradas por coorte e analisadas pela técnica de análise de conteúdo

RESULTADOS:

prevaleceu nos discursos a fragilidade de atenção à saúde em todas as fases do ciclo gravídicopuerperal, envolvendo des(assistência) no pré-natal, vivência não percebida de violência obstétrica, sentimentos de abandono no parto e falta de ambiente adequado para os recém-nascidos dentro da instituição correcional.

CONCLUSÃO:

as características avaliadas contribuem para fomentar novas reflexões acerca do padrão de atendimento às mulheres privadas de liberdade e seus filhos e acentuam a necessidade de reorganização político-administrativa do sistema penitenciário no âmbito do SUS.
Biblioteca responsável: BR21.2