Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Safe intra-hospital care in context of vulnerability to socio-environmental disasters: implications for nursing / Asistencia intrahospitalaria segura en el contexto de vulnerabilidad a los desastres socioambientales: implicaciones para la enfermería / Assistência intra-hospitalar segura em contexto de vulnerabilidade a desastres socioambientais: implicações para a enfermagem

Rocha, Mayra Wilbert; Oliveira, Alexandre Barbosa de; Araújo, Diego Freitas de; Queiroz, Ana Beatriz Azevedo; Paes, Graciele Oroski.
Rev. bras. enferm ; 74(1): e20190223, 2021. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1149719
RESUMO

Objetivos:

analisar os fatores intervenientes na assistência intra-hospitalar segura, em contexto de vulnerabilidade a desastres socioambientais e suas implicações para a enfermagem.

Métodos:

estudo transversal, de natureza descritiva e exploratória. Foram desenvolvidas entrevistas semiestruturadas com 49 profissionais de enfermagem de um hospital da região serrana do estado do Rio de Janeiro (Brasil), que sofreu significativo impacto de desastre socioambiental em janeiro de 2011. Os dados foram tratados pelo software IRaMuTeQ.

Resultados:

os aspectos relacionados à assistência em desastres foram apresentados por meio de bloco temático com quatro classes, através de classificação hierárquica descendente.

Conclusões:

para melhor resposta da enfermagem em desastres socioambientais, em cenário intra-hospitalar, devem ser priorizados investimentos para capacitação e educação permanente; previsão e disponibilização adequada de recursos humanos, materiais e tecnológicos; suporte psicológico para profissionais após tais eventos; e apropriação de competências de enfermagem para o desenvolvimento de práticas avançadas em desastres e efetivo gerenciamento de riscos.
Biblioteca responsável: BR1.1