Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Insertion of intrauterine device for doctors and nurses in a low-risk maternity hospital / Inserción del dispositivo intrauterino para doctores y enfermeras en una maternidad de riesgo habitual / Inserção de dispositivo intrauterino por médicos e enfermeiros em uma maternidade de risco habitual

Trigueiro, Tatiane Herreira; Lima, Gisele Szalow de; Borges, Rayssa; Guimarães, Paulo Ricardo Bittencourt; Souza, Silvana Regina Rossi Kissula; Wall, Marilene Loewen.
Rev. gaúch. enferm ; 42: e20200015, 2021. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1149944
RESUMO

Objetivo:

Caracterizar a produção referente a inserção de Dispositivos Intrauterinos por médicos e enfermeiros em uma maternidade de risco habitual.

Método:

Pesquisa exploratória transversal, com coleta retrospectiva de dados secundários de prontuários de mulheres que receberam o dispositivo em maternidade de risco habitual em Curitiba, Paraná, ao longo de 12 meses. Dados coletados entre outubro/2017 a março/2018 que passaram por análise descritiva e Teste Qui quadrado.

Resultados:

Das 828 inserções, existiu diferença significativa entre mulheres que receberam o DIU no Centro Obstétrico (247) e Ambulatório (571) quanto a taxa de expulsão (p= 0,00001), existindo mais chance de expulsão no pós-parto imediato (Odds ratio 8,73), não existiu diferença significativa entre enfermeiros (481) e médicos (347) (p=0,07), contudo, mais chance de expulsão quando foi o médico (Odds ratio 3,60). As principais intercorrências foram dismenorréia e vaginose.

Conclusão:

A inserção do DIU no ambulatório pelo enfermeiro se demonstrou tão segura quanto pelo médico.
Biblioteca responsável: BR1.1