Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Representações sociais dos profissionais de saúde sobre HIV/AIDS: comparação entre homens e mulheres / Social representations of health professionals about HIV/AIDS: a comparison between men and women

Machado, Yndira Yta; Oliveira, Denize Cristina de; Pereira, Eliane Ramos; Pontes, Ana Paula Munhen de; Gomes, Antônio Marcos Tosoli; Marques, Sergio Corrêa; Antunes, Rômulo Frutuoso.
Saude e pesqui. (Impr.) ; 13(4): 861-869, set-dez 2020.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1150491
O estudo objetivou analisar as representações sociais do HIV/Aids sob uma perspectiva de gênero. Estudo descritivo, fundamentado na Teoria das Representações Sociais, utilizando a abordagem estrutural. Foi desenvolvido com 214 profissionais de saúde que atuavam em serviços de referência nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói. Aplicaram-se um questionário de caracterização dos participantes e outro para a coleta das evocações livres ao termo indutor "HIV/Aids". Os dados foram analisados com o auxílio dos softwares SPSS, para caracterização estatística do grupo, e EVOC 2005, para análise prototípica das representações sociais. Os resultados apontam divergências nas representações do HIV/Aids entre os sexos; maior positividade geral, com elementos do universo reificado e significados associados ao enfrentamento da doença no sexo masculino; e uma tendência mais negativa e acompanhada de elementos de permanência das representações originais do HIV/Aids, com elementos afetivos na representação do grupo do sexo feminino. Conclui-se que não se pode afirmar a existência de representações distintas entre os sexos, mas alguns conteúdos representacionais marcados por uma orientação geral de gênero.
Biblioteca responsável: BR1934.9