Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação e medidas de prevenção e tratamento da xerose cutânea em idosos: uma revisão integrativa / Evaluation and measures for prevention and treatment of skin xerosis in elderly: an integrating review / Evaluación y medidas de prevención y tratamiento de la xerosis cutánea en idosos: una revisión integrativa

Cruz, Ronny Anderson de Oliveira; Oliveira, Patrícia Simplício de; Agra, Glenda; Narciso, Antonio Carlos; Lima, Carla Lidiane Jácome de; Costa, Marta Miriam Lopes.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 13: 241-248, jan.-dez. 2021. ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1150686

Objetivo:

Analisar a produção científica em enfermagem acerca dos cuidados para a avaliação, prevenção e tratamento da xerose cutânea em idosos.

Método:

Revisão integrativa realizada nas bases Literatura LatinoAmericana e do Caribe em Ciências da Saúde, Biblioteca Virtual Scientific Eletronic Library Online, PubMed Central e Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, no período de agosto a dezembro de 2017.

Resultados:

Foram analisados 14 artigos dos quais emergiram três categorias A hidratação oral e tópica para o cuidado do idoso com xerose cutânea; A utilização de instrumentos e o cuidado a xerose relacionada aos pés; e por fim Medidas de higiene e processos de escolha/indicação de produtos.

Conclusão:

Os cuidados de enfermagem devem estar voltados à educação para o autocuidado com ênfase na hidratação dos pés bem como na indicação e orientação acerca do uso de produtos com a finalidade de minimizar as complicações oriundas da xerose
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1