Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Atividade física para pessoas idosas realizada em espaços públicos: uma revisão integrativa / Physical activity for elderly persons done in public spaces: an integrating review / Actividad física para personas idosas realizada en espacios públicos: una revisión integrativa

Souto, Hugo Costa; Costa, Sandra Barbosa da; Ferreira, Olivia Galvão Lucena.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1150739

Objetivo:

identificar as evidências disponíveis na literatura científica publicada sobre atividade física para pessoas idosas realizada em espaços públicos.

Método:

revisão integrativa, mediante 21 artigos na BDENF, Index Psicologia, LILACS e MEDLINE no período de 2008 a 2018. Emergiram as categorias Benefícios da prática de atividade física realizada por idosos e Dificuldades de pessoas idosas para a realização de atividade física em espaços públicos.

Resultados:

pessoas idosas praticantes de atividade física em academias e em praças apresentaram melhor desempenho em teste de aptidão física e melhor capacidade funcional do que os idosos sedentários. Dentre as principais dificuldades encontradas pelos idosos problemas de saúde e inviabilização de espaços públicos adequados para a prática de atividade física.

Conclusão:

mostrou-se a relevância da atividade física para idosos realizada em espaços públicos, a partir dos benefícios de sua realização e por se tratar de uma atividade de baixo custo, no entanto, ainda é preciso a implementação de ações e estratégias para diminuir as dificuldades encontradas pelos idosos para a realização da atividade física em espaços públicos
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1