Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Podemos falar de segurança do paciente durante uma pandemia? Uma experiência portuguesa / Can we talk about patient safety during a pandemia? A portuguese experience / ¿Podemos hablar sobre seguridad del paciente durante una pandemia? Una experiencia portuguesa

Ferreira, Catarina Isabel Gomes Mendes; Diniz, Ana Cristina de Almeida Marinho; Bordalo, Idalina Maria Santos Vieira Lisboa; Leitão, Maria João Lage de Sousa; Ramos, Susana Maria Sardinha Vieira.
Cad. Ibero Am. Direito Sanit. (Impr.) ; 10(1): 129-148, jan.-mar.2021.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1151021

Objetivo:

enumerar medidas governativas e de saúde pública implementadas em Portugal decorrentes da pandemia pelo vírus SARS-CoV-2 e descrever a atuação do Gabinete de Segurança do Paciente do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC), referência nacional na resposta à situação de emergência de saúde pública.

Métodos:

utilizou-se como método a análise normativa, documental, além de relato de caso por pesquisa-ação.

Resultados:

em Portugal, documentaram-se os primeiros casos de infeção por SARS-CoV-2 a 2 de março de 2020. Os processos assistenciais são geridos pelo Ministério da Saúde e Direção Geral da Saúde, abrangendo o Sistema Nacional de Saúde (universal) e o sector privado. O Gabinete de Segurança do Doente do CHULC, participou na redefinição dos processos, criação de vias alternativas de informação entre as várias estruturas, implementação de inovações no uso de tecnologias e vigilância clínica, gestão dos equipamentos de proteção, motivação e suporte emocional dos profissionais e na consolidação das principais metas de segurança do doente (ex. identificação do doente, medicação e cirurgia segura). A aprendizagem feita com os erros contribui para a melhoria contínua dos processos.

Conclusão:

em Portugal e no mundo a pandemia por COVID-19 não terminou. Compreendemos que é tempo de refletir e voltar aos princípios básicos da segurança, como a higiene das mãos, a etiqueta respiratória e o controlo ambiental. Na gestão do risco e segurança do paciente em situação de crise, é necessário, mais do que nunca, inovar e aprender com os erros.
Biblioteca responsável: BR1930.9