Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Discurso dos enfermeiros da atenção básica acerca das práticas educativas aos adolescentes / Advice of nurses of basic attention on educational practices for teenagers / Discurso de los enfermeros de la atención básica acerca de las prácticas educativas a los adolescentes

Fernandes, Mike Douglas Lopes; Coelho, Ariane Moreira; Andrade, Mayara Evangelista de; Fernandes, Petra Kelly Rabelo de Sousa; Fernandes, Marcelo Costa.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1151275

Objetivos:

analisar os discursos dos enfermeiros da Atenção Básica acerca das práticas educativas voltadas para os adolescentes.

Método:

estudo descritivo com abordagem qualitativa realizado com enfermeiros das Unidades Básicas de saúde da cidade de Cajazeiras. Os dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas e analisadas por meio da Análise do Discurso.

Resultados:

os enfermeiros discursaram a impregnação de ações voltadas para sexualidade e drogas, com métodos verticalizados, no entanto começa a emergir a necessidade de utilizar novos recursos metodológicos, capazes de desenvolver o interesse dos jovens, e observar o contexto social ao qual o sujeito está inserido, com o objetivo de educar não para controlar, mas educar para libertar.

Conclusões:

as metodologias utilizadas pelos enfermeiros na educação em saúde para os adolescentes ainda estão fincadas na utilização de palestras, deste modo torna-se necessário novas pesquisas de cunho intervencionista que apontem uma orientação adequada para práticas educativas direcionadas aos adolescentes
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1