Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Introdução precoce da alimentação complementar infantil: comparando mães adolescentes e adultas / Introducción precoz de alimentación complementaria infantil: comparación entre madres adolescentes y adultas / Early introduction of complementary feeding in infants: comparing adolescent and adult mothers

Murari, Carla Porto Cunha; Arciprete, Ana Paula Rodrigues; Gomes-Sponholz, Flávia; Monteiro, Juliana Cristina dos Santos.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 34: eAPE01011, 2021. tab
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1152650
Resumo

Objetivo:

Verificar a associação entre a idade materna e os motivos alegados pelas mães para o início precoce da alimentação complementar aos 30, 90 e 180 dias de vida da criança.

Métodos:

Trata-se de um estudo de coorte prospectivo, desenvolvido em uma maternidade do Sistema Único de Saúde de um município de médio porte do interior do Estado de São Paulo, Brasil. A amostra foi de 545 participantes, sendo 103 adolescentes e 442 adultas no período pós-parto. Os dados foram coletados de outubro de 2016 a outubro de 2017, face-a-face na maternidade e via telefone em 30, 90 e 180 dias após o pato, e analisados por meio dos testes Qui-Quadrado e Exato de Fisher.

Resultados:

Aos 30 dias pós-parto as adolescentes referiram motivos para introdução de chá relacionados às orientações de outras pessoas; já as adultas, referiram motivos relacionados à criança (p = 0,001). Aos 90 dias, para a introdução de água e chá, as adolescentes alegaram orientações de outras pessoas e as adultas alegaram motivos da criança (p = 0,004 para água e p < 0,001 para chá). Aos 180 dias, para a introdução de outro leite, adolescentes e adultas referiram motivos relacionados ao seu próprio desejo (p = 0,03).

Conclusão:

As adolescentes e adultas apresentaram motivos diferentes para a introdução de chá aos 30 dias pós-parto, para a introdução de água e chá aos 90 dias e apresentaram o mesmo motivo para a introdução de outro leite aos 180 dias pós-parto.
Biblioteca responsável: BR1.2