Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Impacto e tendência da COVID-19 no sistema penitenciário do Brasil: um estudo ecológico / Impact and trend of COVID-19 in the Brazilian prison system: an ecological study

Crispim, Juliane de Almeida; Ramos, Antônio Carlos Vieira; Berra, Thaís Zamboni; Santos, Márcio Souza dos; Santos, Felipe Lima dos; Alves, Luana Seles; Costa, Fernanda Bruzadelli Paulino da; Arcêncio, Ricardo Alexandre.
Ciênc. Saúde Colet ; 26(1): 169-178, jan. 2021. tab, graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-1153740
Resumo Tendo em vista a rápida disseminação do novo coronavírus no sistema prisional, o presente trabalho teve como objetivos identificar aglomerados espaciais para ocorrência da COVID-19 na população privada de liberdade (PPL) e analisar a tendência temporal dos casos confirmados no sistema penitenciário do Brasil. Estudo ecológico que considerou como unidades de análise as cinco macrorregiões do Brasil, seus 26 estados e o Distrito Federal. A população foi composta por todos os casos de COVID-19 confirmados, no período de 14 de abril a 31 de agosto de 2020. A fonte de dados utilizada foi o Painel de Monitoramento dos casos de COVID-19 nos sistemas prisionais do Departamento Penitenciário Nacional. Realizou-se análise descritiva, estatística de varredura e análise da tendência temporal. Foram notificados 18.767 casos de COVID-19 na PPL, dos quais 4.724 ocorreram no estado de São Paulo. A estatística de varredura possibilitou a identificação de 14 clusters espaciais de risco para COVID-19 na PPL, sendo o aglomerado de maior risco formado pelo Distrito Federal. Embora o país finalize a série com um comportamento decrescente, observa-se que no período de investigação a tendência apresentou um comportamento maioritariamente crescente. Evidencia-se a necessidade de testagem em massa, monitoramento e registro contínuo dos casos de COVID-19 na PPL do país.
Biblioteca responsável: BR1.1