Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Internacionalização Brasil-Canadá: coordenando uma atualização profissional para enfermeiros sobre letramento em saúde comunitário / Internacionalización Brasil-Canadá: coordinando una actualización profesional para enfermeras sobre alfabetización comunitaria en salud / International collaboration Brazil-Canada: coordinating a professional development course for nurses on health literacy

Santos, Walterlânia Silva; Zanchetta, Margareth Santos; Moraes, Katarinne Lima; Brasil, Virginia Visconde; Marinus, Maria Wanderleya de Lavor Coriolano; Viduedo, Alecssandra de Fátima Silva; Oliveira, Lizete Malagoni de Almeida Cavalcante; Leal, Luciana Pedrosa; Linhares, Francisca Márcia Pereira.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 25(2): e20200264, 2021.
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1154185
Resumo Objetivo Relatar a experiência da capacitação profissional no contexto da cooperação internacional Brasil-Canadá por meio da implantação de curso de atualização de enfermeiros sobre letramento em saúde comunitário. Método Relato de experiência do curso organizado por dez docentes, nove brasileiras e uma brasileira-canadense, com atividades de planejamento, no período de setembro a dezembro de 2019, majoritariamente com uso de ferramentas digitais e as de implantação, de 06 a 31 de janeiro de 2020, nas cidades de Brasília, Goiânia e Recife. Resultados O curso, enquanto projeto de internacionalização institucional, apoiou-se no ensino, educação em serviço, pesquisa e gestão, para colaborar com a parceria internacional liderada por uma universidade canadense e três programas brasileiros de pós-graduação em Enfermagem, sendo esta transferência de conhecimentos na área da saúde na modalidade de atividade educativa, uma possibilidade para conectar instituições de diferentes países. Conclusão e implicações para a prática Esta cooperação internacional de educação em Enfermagem possibilitou a troca de conhecimentos inovadores para superar desafios e colaborar cientificamente. O êxito dessa experiência sinalizou recomendações que possam corroborar o bojo de parceria multi-institucional. O detalhamento desta experiência constitui ferramenta para sua reprodução e adaptação a qualquer contexto acadêmico latino-americano, impulsionando assim, o processo de internacionalização.
Biblioteca responsável: BR442.1